O juiz tomou esta decisão após a mulher, que já se tentara suicidar por várias vezes, recusar permanentemente ingerir todo e qualquer tipo de alimentos.

Os médicos que a tratam, num centro hospitalar de Ferrol, na Região Autónoma da Galiza, requereram, na passada semana, a intervenção da Justiça, para que pudessem alimentá-la com nutrientes, uma vez que temiam pela sua vida.

O estado de saúde da mulher, que sofrera várias crises relacionadas com as perturbações alimentares de que sofre, piorou significativamente nos últimos dias.

A agravar-se a situação, a enfermeira poderia ser transferida para o Hospital Clínico de Santiago de Compostela. Há vários meses que recebe tratamento psicológico. A ministra da Saúde, Elena Salgado, confrontada com a decisão judicial, disse estar «convencida de que o juiz e os médicos fizeram o correcto».

Referindo-se ao problema que representa a anorexia, a governante explicou que, muitas vezes, «não se trata de uma questão de moda», já que, «por vezes, esconde problemas familiares».

Não é a primeira vez que a justiça autoriza a alimentação forçada.

Recentemente, o juiz da Audiência Nacional, Baltazar Garzon, ordenou que o militante da ETA, Iñaki de Juan Echaus, em greve de fome há mais de um mês, fosse alimentado à força, já que se teme pela sua vida.

In Sol

edit post

Comments

0 Response to 'Juiz ordena alimentação à força para anoréctica'