O Procurador Geral da República, Fernando Pinto Monteiro, vai apresentar na próxima terça-feira, dia 20, às 18h30, «Justiça à Portuguesa», de Mário e Fernando Contumélias (Livros d´Hoje). A apresentação irá decorrer na sala Amália do CCB, em Lisboa.
Além de Fernando Pinto Monteiro, a apresentação vai contar com o Bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto, e o magistrado José Sérgio Calheiros da Gama.
«Qual o estado da Justiça em Portugal foi a pergunta que deu origem a este livro no qual se reúnem 22 depoimentos dos principais envolvidos na Justiça, desde o PGR ao Bastonário dos Advogados, mas também a jornalistas, magistrados e alguns dos envolvidos como Isaltino Morais e Carlos Cruz», refere a editora Livros d´Hoje.
Os autores referem que o objectivo de «Justiça à Portuguesa» «não era produzir uma tese, mas dar ao leitor elementos suficientes para uma reflexão fundamentada, que lhe permitisse estabelecer o seu próprio juízo».
A obra aborda vários temas subjacentes à Justiça, como «deficiências organizacionais», «falta de meios humanos e técnicos», «excesso de leis» e «demora dos processos judiciais, com o seu arrastamento no tempo».
Uma das conclusões que podemos retirar é que poderá existir «duas justiças, uma para os ricos e outra para os pobres». Como afirma o Bastonário dos Advogados, «basta olhar» para as prisões portuguesas, onde «99 por cento dos que lá estão são pobres».
Diário Digital
edit post

Comments

0 Response to 'PGR apresenta «Justiça à Portuguesa»'