Os carros comprados a partir de 1 de Julho deste ano passam a pagar, em 2008, um mínimo de 75 euros e um máximo de 550 euros de Imposto Único de Circulação (IUC), que substituirá o actual "selo do carro". Os actuais proprietários e os veículos comprados até 30 de Junho deste ano continuam a liquidar o selo do carro de acordo com o actual formato. Para este ano está previsto um aumento de 2,1%, de acordo com o Orçamento do Estado para 2007.
Para os veículos a comprar a partir de Julho deste ano deixa de existir a diferenciação entre gasolina e gasóleo para efeitos de pagamento do imposto.
O novo imposto de circulação - que o Executivo apresentará brevemente ao Parlamento para aprovação - prevê a taxação da cilindrada e das emissões de dióxido de carbono, Co2 (ver quadro em anexo).
Assim, um carro com uma cilindrada até 1250 centímetros cúbicos e com uma emissão de Co2 de 120 gramas por quilómetro, pagará 75 euros de Imposto Único de Circulação em 2008. Parte deste imposto - o correspondente à cilindrada - será receita municipal, já que este imposto substitui o actual Imposto Municipal sobre Veículos, o vulgar selo do carro.
O imposto de circulação complementa outro imposto "pago à cabeça", o Imposto sobre os Veículos (ISV) - cujas tabelas foram divulgadas pelo DN na passada sexta-feira - que substitui em Julho o actual Imposto Automóvel (IA). De acordo com o Governo, no primeiro ano de vigência, o imposto baixa em média 10%, mantendo-se no entanto a carga fiscal automóvel, já que , em contrapartida, aumenta o IUC, pago anualmente, durante a vida útil do automóvel.
O Imposto sobre os Veículos funciona de acordo com duas tabelas. A primeira, destinada aos veículos novos, comprados a partir de 1 de Julho, calcula o imposto com base na cilindrada e na componente ambiental. A segunda tabela, destina-se aos veículos importados "em segunda mão" e que não tenha tido homologação de Co2.
Preços aumentam nas inspecçõesAs inspecções de automóveis ligeiros passam a custar 22,17 euros, a partir de hoje, um aumento de 46 cêntimos. Para os pesados, reboques e semi-reboques, a subida ronda os 70 cêntimos.
In DN
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