Severiano Teixeira anunciou que o recenseamento militar vai ser automático e vai integrar as mulheres, para acabar com «discriminações»
O recenseamento militar vai ser alargado a mulheres. O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, anunciou esta quinta-feira que o recenseamento militar vai ser automático e vai passar a integrar também as mulheres.
No âmbito do programa de desburocratização da administração pública, Simplex, o Ministério da Justiça vai, ainda este ano, enviar os dados sobre os jovens de sexo masculino e feminino, que completam 18 anos, ao Ministério da Defesa.
Isto significa que os rapazes vão deixar de precisar de se dirigir às câmaras municipais para fazer o habitual recenseamento militar e que as raparigas vão integrar a base de dados da Defesa. Severiano Teixeira salientou que esta medida visa acabar com «discriminações» das mulheres.
O serviço militar obrigatório terminou em 2005, mas não acabou a obrigatoriedade do recenseamento.
Num segundo momento, as mulheres vão, assim, serem também convocadas para o Dia da Defesa Nacional.
No encontro com mulheres dos três ramos das Forças Armadas, o ministro destacou o «reconhecimento» pelo trabalho destas militares e, bem-disposto, brincou com a situação: «Hoje teria sido melhor se estivesse aqui a ministra da Defesa, mas ninguém é perfeito!».
In SOL
edit post

Comments

0 Response to 'Recenseamento militar alargado a mulheres'