Ora, aqui está um belo exemplo da condições de segurança e higiene em grande parte dos tribunais portugueses. Da notícia publicada no Diário de Notícias consta:
«As instalações do Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo foram ontem encerradas por questões de segurança, depois de a forte chuva que caiu durante a manhã ter provocado várias inundações e o desabamento parcial do tecto.
Segundo o delegado distrital da Ordem dos Advogados, a situação de ontem aconteceu ao início da manhã, quando o "estuque do tecto desabou por cima das secretárias". Simultaneamente, o "sistema eléctrico entrou em curto-circuito". "Caiu uma grande parte do tecto do piso superior e tudo indica que é uma pequena amostra do que poderá vir a acontecer se continuar a chover desta forma", alertou Rocha Neves.
Segundo o responsável, trata-se de um edifício "muito antigo" que, depois de estar uma década encerrado, sofreu apenas "pequenos remendos" para provisoriamente receber o serviço do Tribunal de Trabalho. "Mas já lá vão dez anos, está a apodrecer e tudo indica que está em ruína eminente. Qualquer dia pode acontecer uma tragédia", disse, lembrando que há vários anos que aquela delegação reclama por novas instalações.
Desconhece-se ainda de que forma será retomado o serviço naquelas instalações, mas, segundo Rocha Neves, a "curto prazo" tal não deverá ser possível, dada a falta do sistema informático e de condições de segurança, apesar de a situação de ontem não ter provocado quaisquer danos pessoais. "Vamos exigir uma reunião de imediato ao ministro da Justiça. Se não a fizer, é responsável pessoal pelo que acontecer", afirmou.»
Fonte: DN
edit post

Comments

0 Response to 'Chuva obriga a fechar Tribunal'