Uma dúvida tem atormentado a minha mente.
Essa dúvida surgiu com a actual (des)governação, mormente no que se refere à política escolhida para a Justiça.
Esta dúvida, tornou-se numa pergunta. Pergunta que adoraria saber a resposta, a verdadeira resposta, sem mentiras, ocultações, deturpações, populismos ou demagogias.
Quem está a escolher as medidas para a área da justiça?
Quem optou por achincalhar, ab initio das política a tomar, Juízes, Magistrados do Mº Pº, Funcionários Judiciais e agora - só estes tinham até então escapado - Advogados?
Quem escolheu esta forma de marketing pavorosa? Esta demagogia?
Agora, interrogam-se, mas não é apenas uma pergunta, são várias. Na realidade há, certamente, um elo primoroso de ligação entre elas. Todas são corolárias, são unas.
Será o Primeiro-Ministro?
Será o Ministro da Justiça?
Será outro qualquer Ministro?
Será qualquer outro membro do governo?
Será alguém da máquina partidária?
Será um independente?
Dúvido que a resposta surja (pelo menos a verdadeira) num qualquer blog, jornal, televisão, etc... deverá ser um segredo muito bem guardado.
Tenho verificado que esta política populista e demagógica tem tido bons resultados junto da opinião pública. Colocam-se os - supostos - privilegiados na "lama" perante o povo, e então aproveitam para tirar tudo o que pretendem, quiça a dignidade dos alvos das medidas, que o povo bate palmas. Contudo, desta astúcia resultam apenas "paletes" de mentiras.
Quem será que está por detrás ou não desta política?
O que o(s) move(m)?
Contudo, não posso dizer que tudo é mau ou péssimo na actual política. Por exemplo, acho que o DUA (Documento único automóvel) é uma boa medida, e menos burocrática, pelo menos em teoria. Entenda-se que também não desprezo todas as medidas, algumas são benvindas.
De um facto julgo que não me enganarei, este governo vai ser falado durante muito tempo e talvez com uma marca, tal como alguém aplidou de "cavaquismo", iremos ter o "socratismo", "socrático", ou outra designação, a sua escolha será o menos importante.
O Engº José Socrates para além de ficar com um título que nunca perderá, o de "ex. primeiro-ministro", deverá ficar com uma designação qualquer que marcará a sua política.
Mas, na ínfima das hipóteses se alguém responder à minha pergunta, grato ficarei.
edit post

Comments

0 Response to 'A face: Quem? Porquê?'