Os partidos políticos custaram 72 milhões de euros ao Estado em 2005, avança o Expresso este sábado. Segundo o semanário, PS, PSD, CDS-PP e Bloco de Esquerda tiveram as suas actividades pagas em 70% com o dinheiro do Orçamento de Estado. Apenas o PCP afirma não depender maioritariamente do dinheiro dos contribuintes.
De acordo com o semanário, as sucessivas mexidas às leis do financiamento dos partidos reduziram significativamente as contribuições de privados e fizeram disparar o apoio do Estado. Só as últimas eleições autárquicas custaram 50 milhões de euros do orçamento.
Em declarações ao Expresso, o presidente da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos do Tribunal Constitucional, Miguel Fernandes, adianta que em ano de dois actos eleitorais – legislativas e autárquicas – o Estado transferiu dos seus cofres para os dos partidos, uma quantia semelhante à transferida ao longo dos oito anos anteriores.
O responsável aponta, no entanto, que falta «transparência», já que praticamente em todos os concelhos se verifica que as campanhas autárquicas ultrapassaram os limites legais das despesas e que as contas andam longe da realidade.
In DD
edit post

Comments

0 Response to 'Partidos custaram 72 milhões de euros ao Estado em 2005'