O ministro da Justiça afirmou, na inauguração do primeiro Posto de Atendimento nos Tribunais, que esta iniciativa permite informar melhor o cidadão sobre o estado dos processos e melhorar as condições de trabalho dos funcionários judiciais.
Alberto Costa falava no Tribunal da Comarca da Amadora, que acolheu est a experiência piloto e que no primeiro dia de funcionamento atendeu mais de 40 p essoas, além de outras informações prestadas ao público através do telefone.
"Com esta iniciativa, torna-se possível informar melhor o público e melhorar também as condições de trabalho dos próprios funcionários da Justiça, que não têm que se dividir entre o trabalho nos processos e o atendimento ao público ", explicou.
Segundo o titular da pasta da Justiça, esta experiência que poderá no futuro vir a ser expandida a outros tribunais visa "facilitar a vida aos cidadãos " designadamente no acesso a informações sobre os processos que estão pendentes bem como saber onde decorrem as audiências do julgamento e a outras diligências importantes para o utente da Justiça.
A título de exemplo, Alberto Costa referiu que a partir de agora qualqu er pessoa que procure informações sobre cinco processos em vez de se dirigir a cinco balcões pode num único ponto de atendimento obter todas as informações de que precisa.
O ministro referiu que a criação deste posto de atendimento trará uma série de vantagens para o utente da Justiça, representando "um investimento relat ivamente limitado", com a existência "de dois funcionários em permanência no ate ndimento ao público neste local".
Quanto ao investimento informático que foi feito neste posto de atendimento no Tribunal da Amadora disse ser também relativamente reduzido muito embora aproveitasse a ocasião para recordar ou lembrar que o Ministério da Justiça está envolvido numa "grande operação de modernização" e renovação informática do si stema judicial que implicará o dispêndio este ano de dois milhões de euros em computadores.
Segundo fonte do Tribunal da Comarca da Amadora, neste momento encontram-se pendentes nos três juízos um total de 7.502 processos.
O posto de atendimento nos tribunais também fornece ao cidadão "informação institucional sobre meios de resolução alternativa aos litígios", como é o c aso dos Julgados de Paz e dos vários tipos de Mediação.
O posto de atendimento nos tribunais vai contar com pessoal do Ministério da Justiça, computadores com ligação ao programa "Habilus" e um sistema de televisão que fornece as necessárias informações aos utentes.
Durante a visita, o ministro Alberto Costa esteve acompanhado pelo secretário de Estado adjunto e da Justiça, Conde Rodrigues, e do presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo.
In RTP
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1 Response to 'Cantigas "ò Rosa"'

  1. Anónimo
    http://lexfundamentalis.blogspot.com/2006/10/cantigas-rosa.html?showComment=1160642940000#c116064298443024189'> 12 outubro, 2006 09:49

    Conversa da treta de um sonhador!! Não ponha funcionários nas secções de processos, não substituia o obsoleto material informático com que trabalhamos, não crie condições dignas para os quem hoje em dia trabalha em minusculos espaços que a justiça vai andando lenta e lentinha, já muito fazemos nós.
    Mas mesmo que as instalações sejam dignas ao olhar, quando não há manutenção das coisas... é o caso do tribunal de entroncamento boas instalações mas falta de manutenção dos ares condicionados, mais.. quem fez o projecto de tal edificio esqueceu-se que o atrário no primeiro andar precisa de ser arejado, e não há uma janela, resultado com o fumo que ali se acumula pelos fumadores o ar torna-se irrespirável começando até a entrar para as secções.... isto tudo para dizer: Grandes obras, ou antes grandes gastos sem rei nem ró.. só beleza para o olhar quanto ao resto...que importa.
    Mas outra nota: O tal balcão de atendimento é para os utentes consultarem os processos mas será que esse trabalho não pertence aos advogados que levam os olhos da cara? Isto também é outra coisa que não pecebo. Porque é que os advogados mandam os clientes irem consultarem os processos ( e lá temos nós que estar a explicar tim por tim) quando eles cobram bom dinheiro aos clientes? Onde está a justiça?????