
Segundo explicou o secretário de Estado ao CM, com a redução do número de funcionários dos serviços administrativos da PJ será possível apostar mais nos recursos humanos para a investigação. Mas ressalvou: “O corte não significa necessariamente despedimentos, uma vez que alguns funcionários poderão ser redireccionados para o Ministério da Justiça.”
Para 2007 esta não é a única novidade. Segundo adiantou o secretário de Estado, no próximo ano deverá estar concluída a nova orgânica da PJ, que prevê uma nova estrutura organizativa desta Polícia no território nacional.
REFORÇO DE VERBAS
Na audiência, solicitada pelo PSD, o director da PJ, Alípio Ribeiro, afirmou que a operacionalidade da instituição está a ser assegurada sem recorrer, para já, às verbas extras disponibilizadas pelo Ministério da Justiça. Isto quando a anterior direcção da PJ, que saiu em Março, reclamava mais meios financeiros para não colocar em causa o funcionamento desta Polícia. De acordo com Alípio Ribeiro, a PJ optou por recorrer aos duodécimos e custos, por exemplo, nos bilhetes de avião.
Mesmo assim, houve um reforço de 1,5 milhões em Julho e de seis milhões no dia 25 de Setembro.
QUEIXA-CRIME ELECTRÓNICA
O Governo está a preparar um projecto que prevê a possibilidade de os cidadãos apresentarem uma queixa-crime à PJ por via electrónica. Segundo referiu ao CM o secretário de Estado Adjunto da Justiça, Conde Rodrigues, a iniciativa deverá entrar em funcionamento até ao final de 2007. Em relação à nova sede desta Polícia, Conde Rodrigues referiu que o Governo pretende avançar com um novo projecto até 2007 e que passa pela “ampliação das actuais instalações na Rua Gomes Freire [em Lisboa]”. E garantiu “uma redução significativa” nos custos em relação ao projecto Caxias.
NÚMEROS
ORÇAMENTO
O orçamento estabelecido para este ano para a PJ foi de 90,2 milhões de euros, menos cerca de sete milhões do que em 2005. Porém, com os reforços que o Governo disponibilizou este ano, o orçamento será de 98,7 milhões.
AUTOMÓVEIS
A PJ tem 876 viaturas, embora entre dez a 15% não estejam a funcionar. Segundo Conde Rodrigues, estão previstos dois milhões de euros para renovar a frota automóvel. Só em Lisboa estão 489 veículos e até Julho deste ano realizaram-se 926 reparações.
DETENÇÕES
Até 31 de Agosto deste ano, a PJ efectuou 1650 detenções, segundo os números revelados ontem na pelo director da instituição, Alípio Ribeiro.
In Correio da Manhã
Comments
0 Response to 'Governo quer cortar técnicos na PJ'