Trinta e um tribunais vão beneficiar até ao fim deste ano de sistemas de videoconferência e gravação digital, que permitem registar com maior fiabilidade e à distância depoimentos em audiências de julgamento, anunciou hoje fonte governamental.
O anúncio foi feito à agência Lusa pelo secretário de Estado Adjunto e da Justiça, José Conde Rodrigues, no final de uma curta visita ao Tribunal de Oeiras, um dos que vai ser abrangidas com estas tecnologias.
Sem especificar quais os outros tribunais que vão ter equipamentos para videoconferência e gravação digital nas salas de audiência, Conde Rodrigues limitou-se a dizer que serão os de «maior dimensão».
«Estes sistemas permitem uma maior fiabilidade nas audiências e evitar problemas como as repetições de julgamentos», frisou.
Actualmente, apenas o Tribunal da Boa Hora, em Lisboa, dispõe de sistema de gravação digital de audiências.
Pelo contrário, por exemplo, o Tribunal do Seixal ainda recorre à gravação das audiências com leitor de cassetes, pelo que o julgamento do caso do menino encontrado morto numa estação de esgotos vai ter de ser repetido porque os depoimentos das testemunhas estavam inaudíveis.
In DD
edit post

Comments

0 Response to '31 tribunais com videoconferência e gravação digital'