A Polícia Judiciária (PJ) está numa situação financeira negra avança esta sexta-feira o Jornal de Notícias. De acordo com o jornal, devido à falta de fundos, 20% a 30% da frota automóvel está parada por falta de manutenção e os investigadores estão a receber os subsídios com certa de três meses de atraso.
O cenário, adianta o jornal, é mais negro do que o que se registava na altura da demissão de Santos Cabral, em Abril. Alípio Ribeiro entrou para a direcção da PJ tendo como um dos objectivos a resolução do problema financeiro, que, no entanto, se tem vindo a agravar. A contenção de despesas leva a que em alguns casos sejam os investigadores a pagar despesas de serviço de que depois não são ressarcidos.
De acordo com a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) «resultados da investigação criminal só não são gravemente atingidos porque o período do Verão é sempre mais morto». Carlos Garcia, vice-presidente do sindicato alerta, no entanto, que «a desmotivação pode começar a agravar-se».
Em causa está o reembolso de despesas de serviço, a que os investigadores têm direito. É o caso das ligações aéreas entre o Continente e as regiões autónomas, no caso dos agentes que aí cumprem missões de serviço por determinação superior. De acordo com a Lei Orgânica da Polícia Judiciária, ao fim de um ano estes profissionais têm direito deslocações a Portugal Continental para ver a família ou para os familiares se deslocarem às regiões autónomas. Mas o pagamento destas viagens está a ser indeferido por falta de verbas.
O mesmo sucede com as verbas relativas a prevenções, piquetes e ajudas de custo. E o cenário piora na área da cooperação internacional, em que os investigadores têm que se deslocar com regularidade ao estrangeiro sem serem ressarcidos das despesas de deslocação.
O sindicato reuniu há duas semanas com a Direcção Nacional da PJ para discutir a situação, mas, adianta Carlos Garcia, «reunião acabou sem haver esperança de que a situação financeira possa vir a ser alterada». De tal forma que a ASFIC admite já apoiar o recurso aos tribunais no caso dos incumprimentos se manterem.
In DD
edit post

Comments

0 Response to 'PJ com situação financeira cada vez mais negra'