Em 2005, as amas pagaram mais de IRS do que os advogados. Segundo apurou o Correio da Manhã junto do Ministério das Finanças, o IRS médio estimado por cada advogado referente aos rendimentos auferidos em 2004 foi de 1454 euros. O valor líquido médio de imposto pago pelas amas foi de 2163 euros por contribuinte.
Estavam inscritos nas Finanças 22 110 advogados, que declararam ter um rendimento líquido médio anual de 7495 euros (contribuintes solteiros sem outro tipo de rendimentos). Em relação às amas, encontravam-se inscritas no Fisco 889 profissionais e declararam valores médios de prestações de serviços no valor de 4921 euros.
Os números referentes às profissões liberais (categoria B) chegaram recentemente às mãos do Ministério e apresentam algumas realidades curiosas. Para além dos advogados, que são colectados como sujeitos da categoria B, e podem também pagar impostos no âmbito do regime das sociedades de transparência fiscal (que abrange todas as sociedades de advogados), temos os economistas, que em 2005 pagaram, em média, 1410 euros de IRS, os engenheiros, que se ficaram pelos 707 euros, os arquitectos com 724 euros.
Já os médicos e dentistas pagaram de IRS 2924 euros. Estes números dizem todos respeito a titulares solteiros e sem rendimentos de outras categorias.
Segundo números oficiais da Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) os rendimentos da categoria A (trabalhadores por conta de outrem) continuam a ser predominantes em termos de receitas fiscais, mantendo um peso de 70 por cento do total apurado para todas as categorias de rendimentos.
Os profissionais independentes (categoria B) representam 8,3 por cento do total de rendimentos e os contribuintes pensionistas cerca de 17,1 por cento.
O QUE DIZEM OS CONTRIBUINTES
IMPOSTOS SÃO ALTOS (MAYA, ASTRÓLOGA)
A conhecida astróloga Maya considera que, em Portugal, “os impostos são elevados de forma geral”. “A carga fiscal portuguesa não é justa genericamente”, sublinhou Maya, acrescentando que apesar disso “os astrólogos, tal como os restantes contribuintes, devem cumprir as suas obrigações ficais”.
IMAGEM ERRADA (PEREIRA DA ROSA, ADVOGADO)
Para o advogado Pereira da Rosa, há uma imagem da advocacia que não corresponde à realidade. “Quando se fala em advogados pensa-se nas grandes empresas e nas grandes cidades e esquecem-se os advogados de província que têm uma vida muito mais difícil”, sustentou Pereira da Rosa.
NÃO DEVIAM TRIBUTAR (NUNO DELGADO, EX-JUDOCA)
O ex-judoca Nuno Delgado, bronze em Sydney 2000, acha “injusta” a tributação feita aos desportistas que declaram como independentes. “O Estado dá-nos uma bolsa que é tributável, pelo que não temos regalias fiscais, não descontamos para a Segurança Social. Se não é um vencimento mas sim uma bolsa por mérito, então não deviam tributar.”
NOTAS
TAXAS
Os trabalhadores por conta de outrem pagam uma taxa efectiva de IRS da ordem dos sete por cento, enquanto os trabalhadores independentes são tributados com uma taxa efectiva de imposto que é o dobro, cerca de 14 por cento.
AGREGADOS
Cerca de 88 por cento dos agregados com IRS efectivamente liquidado estão sujeitos a taxas de imposto de 12 a 24 por cento, sendo que mais de metade (54,3 por cento) estão abrangidos pela taxa de 12 por cento de imposto.
MASSAGISTAS
Estavam inscritos nas Finanças, em 2004, 283 profissionais massagistas, que declararam ao Fisco um valor médio de prestação de serviços de 4114 euros anuais, tendo pago de IRS, em média, 2974 euros de imposto sobre o rendimento.
PAGAMENTOS DE 2004
CONSULTORES
Os consultores são os que mais IRS pagam. São 7924 euros.
GUIAS-INTÉRPRETES
Surgem na segunda posição com um desconto médio de 6279 euros.
AMAS
O valor líquido médio pago pelas amas foi de 2163 euros, menos 2,9% que em 2003.
ASTRÓLOGOS
O valor médio que estes profissionais descontam é de 4482 euros.
JORNALISTAS
A média dos descontos foi de 3797 euros.
DESPORTISTAS
Defendem a bandeira nacional e pagam 2794 euros em impostos.
MÉDICOS E DENTISTAS
São bem pagos, mas para efeitos de IRS só pagaram 2892 euros.
ADVOGADOS
Surgem quase no fim da lista, com um desconto médio de 1454 euros.
ARQUITECTOS
Pagaram pouco mais de 724 euros em impostos, abaixo só têm mais uma profissão.
ENGENHEIROS
Com apenas 707 euros, foram os que menos descontaram em sede de IRS.
Um trabalhador por conta de outrem que ganhe 1000 euros/mês e com uma taxa efectiva de 7% pagará 980 euros de IRS.
In CM
edit post

Comments

0 Response to 'Médicos pagam menos IRS que amas e astrólogos'