A segurança máxima da cadeia de Baltimore não impede Vernon Evans de ter um blogue na Internet. Há cerca de um ano que este condenado à morte responde a perguntas dos cibernautas que querem conhecê-lo. Foi uma militante da Aministia Internacional que fez nascer Meet Vernon "Criei este blogue para que possa conhecer Vernon Lee Evans, a próxima pessoa a ser executado no corredor da morte do Maryland".
Em Março de 2005, Virginia Simmons abriu as portas deste diário de um condenado na blogosfera, disponível em meetvernon.blogspot.com. Criou uma conta no Gmail e é aqui que recebe comentários e perguntas dos cibernautas, que imprime e envia, por correio, para Vernon. Aliás, no cabeçalho do blogue, faz o sublinhado o condenado não tem acesso à Internet.
O correio chega à cela de Vernon Evans por volta das 16.00 - sabemo-lo depois de navegar pelo blogue. Antes de sair para o "exercício", lê a correspondência e é durante a ginástica que ordena as ideias que quer transmitir aos que se têm interessado por ele. Na volta do correio, a militante anti-pena de morte, Virginia Simmons, recebe os futuros posts de Meet Vernon.
"Sê forte, não tenhas medo"
Este que é dado como o primeiro blogue do género (há muitos sites sobre habitantes do corredor da morte e sobre a pena de morte nos EUA) não deixou de gerar polémica. Virginia sabe que o tema é delicado mas não deixa de receber "comentários e emails de pessoas com diferentes pontos de vista". A militante vai mais longe e chega a desafiar os familiares das duas vítimas a enviar os seus contributos. Os cibernautas questionam Vernon sobre a sua família, as condições de vida na prisão, os seus sentimentos. O prisioneiro transpõe, na blogosfera, as grades da prisão. Uma das questões chegou do Brasil. Felipe emigrou para o Canadá, deixando no país Natal a família e a namorada. Não tem amigos nem gosta de sair mas há uma coisa que o faz feliz Tocar música. O brasileiro que passa os dias na Net, a falar com os amigos que mantém, à distância, recebeu consolo do condenado: "Sê forte, não tenhas medo".
A 30 de Janeiro, Virginia Simmons escreveu "Vernon recebeu centenas de emails nos últimos dias. Alguns são simpáticos e atenciosos, outros são genuinamente inquisitivos, alguns são zangados e odiosos, outros são mal-informados, alguns são incoerentes e outros spam". Nesse dia, houve um que se distinguiu, enviado por Kirk Bloodsworth, o primeiro condenado à morte absolvido nos EUA. A mulher que deu expressão ao condenado à pena capital, não fala muito de si. Quando inaugurou o blogue, Virginia Simmons não conhecia Vernon Evans. Foram os pedaços de escrita que inseriu, ao longo de quase um ano, que lhe foram apresentando o homem que espera a morte.
A activista coloca ainda na página de Vernon alguns dados sobre o processo judicial e abundantes links para sites sobre o tema.
"Durante demasiado tempo as pessoas apenas sabiam um lado da história sobre os homens e mulheres no corredor da morte" escreveu Evans. "O sistema de justiça permitiu aos media representarem todos os prisioneiros como animais", refere mais adiante. Meet Evans pode gravar, por estes dias, os últimos posts a morte de Vernon Lee Evans está marcada para a próxima semana.
In DN
edit post

Comments

0 Response to 'Blogue dá voz a condenado no corredor da morte'