O Instituto de Tecnologias de Informática da Justiça (ITIJ) assegurou esta quinta-feira que já desenvolveu as «acções necessárias» à resolução do problema informático que afectava desde segunda-feira o Tribunal da Relação do Porto.
«O ITIJ continua a trabalhar com o Tribunal da Relação do Porto na validação dos resultados da intervenção técnica realizada», refere ainda o Instituto.
O presidente daquele organismo, Mário Valente, desvalorizou a falha informática, referindo que o Tribunal da Relação do Porto «apenas esteve temporariamente sem acesso a uma única aplicação informática, tendo acesso a todas as restantes aplicações assim como à internet e e-mail».
A falta de acesso à referida aplicação informática «teve origem numa falha de energia, que não foi atempadamente comunicada ao ITIJ», explicou.
O comunicado precisa que a falha de energia ocorreu segunda-feira e apenas foi comunicada ao «helpdesk» do ITIJ no dia seguinte, às 11:43.
«O ITIJ actuou após a comunicação do dia 21 [terça-feira], tendo sido desenvolvidas as acções necessárias à resolução da situação reportada», frisou.
De acordo com um aviso afixado à porta da secretaria judicial, o tribunal esteve «limitado para toda e qualquer prestação de serviços que possam ser solicitados (...) devido ao facto de o sistema informático instalado pelo ITIJ não estar a funcionar» entre segunda e quarta-feira.
In DD
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Comentário:
O sucedido foi minimizado por se tratar de um Tribunal da Relação, que não dispõe do sistema informático Habilus. Se fosse num outro qualquer tribunal de 1ª instância, seria catastrófico, ficando o desempenho do mesmo reduzido, quiça, a 10% e julgo que numa hipótese muito optimista.
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