Num passado recente este Primeiro-Ministro, entrou numa campanha de populismo e demagogia contra magistrados e funcionários judiciais. Hoje a visão lançou uma notícia espantosa que a confirma-se é clamorosamente grave. Ao invés, poder-se-á dizer que o feiticeiro está a ser atingido por um feitiço.
Seguem algumas das notícias "secretas" lançadas para o público:

O primeiro-ministro está a criar um novo núcleo de serviços de informação, não previsto na lei e sem controlo do Parlamento. Trata-se de uma secreta paralela, uma espécie de serviço privado de José Sócrates. Tanto o secretário-geral do Serviço de Informações como o Governo garantem que a notícia é «falsa». A VISÃO reafirma a notícia e garante que vai continuar a investigar.
A criação de um novo núcleo de serviços de informação, sob a direcção de Júlio Pereira, secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa, é avançada na edição desta quinta-feira da VISÃO, que adianta que esse núcleo restrito de análise e produção de informações já tem funcionamento no edifício da Presidência do Conselho de Ministros, na Rua Gomes Teixeira.
Este núcleo indicia a existência de uma secreta paralela, uma espécie de serviço privado do chefe de Governo, actuando à margem da lei e de qualquer escrutínio do Conselho de Fiscalização, eleito pelo Parlamento.Actualmente, a lei não prevê que o secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP), actualmente Júlio Pereira, tenha uma estrutura própria de pesquisa e produção de informações. O SIS (Serviço de Informações de Segurança) e o SIED (Serviço de Informações Estratégicas de Defesa) são os únicos com competência para pesquisar e tratar informações ultraconfidenciais, classificadas como segredo de Estado.
Em causa podem estar assim direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, já que o novo modelo não tem cobertura formal nem jurídica.
(...)
Governo desmente, VISÃO reafirma notícia
A VISÃO reafirma a notícia de que o primeiro-ministro estará a criar um novo núcleo de serviços de informação e acrescenta que vai continuar a investigar o assunto. «A Visão reafirma a notícia. É um assunto que a VISÃO vai continuar a investigar, garante o jornalista que assina a notícia, Rui Costa Pinto. «Falsidade grosseira», diz Governo.
Em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros, o titular da pasta da Presidência, Pedro Silva Pereira, reiterou a «total confiança» do Governo no secretário-geral dos Serviços de Informações da República Portuguesa (SIRP), e classificou como «grosseiramente falsa» a notícia publicada na VISÃO.
Pedro Silva Pereira adiantou que haverá «uma reacção nos tribunais» em relação «a essas falsidades».
Fonte: Visão
O secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP) diz que é falsa a notícia sobre um núcleo de informações a funcionar na Presidência do Conselho de Ministros. Júlio Pereira diz que vai agir criminalmente contra a revista Visão que hoje noticiou a existência de uma “secreta paralela” criada pelo primeiro-ministro, à margem do controlo da Assembleia da República.
In SIC
Sócrates cria nova secreta à margem da lei, diz Visão
O primeiro-ministro José Sócrates estará a criar um novo núcleo de serviços de informação, sob a direcção de Júlio Pereira, secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa, noticia hoje a revista Visão.
Esse núcleo restrito de análise e produção de informações, já tem funcionamento no edifício da Presidência do Conselho de Ministros, na Rua Gomes Teixeira, refere a revista na sua edição de hoje, com o titulo de capa «A Secreta oculta de Sócrates».
De acordo com a Visão, este núcleo «indicia a existência de uma secreta paralela, uma espécie de serviço privado do chefe de Governo, actuando à margem da lei e de qualquer escrutínio do Conselho de Fiscalização, eleito pelo Parlamento».
(...)
O SIS e o SIED são os únicos com competência para pesquisar e tratar informações ultraconfidenciais, classificadas como segredo de Estado.
Em causa, escreve a Visão, podem estar os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, já que o novo modelo não tem cobertura formal nem jurídica.
Ainda que a trabalhar limitada e informalmente, para melhorar a eficácia dos serviços e dar apoio ao responsável do SIRP, a acção daquele núcleo contraria o espírito da lei, adianta a revista semanal.
O artigo da Visão indica também que o «embrião da nova secreta faz parte de um plano ambicioso, que tem sido mantido no segredo dos deuses».
(...)
A revista escreve também que «em tempo de cortes orçamentais, as secretas têm um aumento de 25%», o que pode indiciar a estratégia governamental de reforçar ou remodelar este sector.
Júlio Pereira nega nova secreta
O secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa foi o primeiro a reagir à notícia avançada pela VISÃO, declarando à Lusa - e mais tarde em conferência de imprensa - que aquela é «completamente falsa». O mesmo responsável afirmou igualmente que vai «participar criminalmente de quem escreveu a notícia e da revista».
(...)
Fonte: DD
edit post

Comments

0 Response to 'A secreta oculta de Sócrates'