Paulo Pedroso poderá receber 45 500 euros Ana Benavente, David Justino, Morais Sarmento e Paulo Pedroso, todos ex-governantes, foram alguns dos titulares de cargos políticos que pediram, no ano passado, o subsídio de reintegração.
Por exemplo, Morais Sarmento e Pedroso, dois dos ministros com maior peso político nos últimos governos do PSD e do PS, respectivamente, deverão receber, segundo as contas do CM, entre 21 000 e 45 500 euros.
O subsídio atribuído aos quatro ex-governantes resulta da soma do período em que estiveram no Governo e no Parlamento. Morais Sarmento esteve pelo menos seis semestres no Executivo. Pedroso contabilizou, segundo o Parlamento, 13 semestres e David Justino, dez semestres.
À luz da Lei 4/85, a reintegração é calculada de acordo com um vencimento de deputado (actualmente de 3524,85 euros) atribuído por cada semestre cumprido em funções. Tendo em conta essa cifra, Sarmento tem direito a 21 000 euros, Pedroso a 45 500 euros, Ana Benavente , com pelo menos 16 semestres contabilizados, poderá ter direito a cerca de 56 000 euros. Já David Justino terá a receber quase 35 000 euros, correspondentes a dez semestres. Todos os quatro ex-governantes estão já reintegrados na actividade privada ou docente: Ana Benavente está na Universidade de Lisboa, David Justino na Universidade Nova de Lisboa, Morais Sarmento retomou a sua actividade no escritório de advogados PLMJ e Paulo Pedroso regressou ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e, desde Outubro de 2005, trabalha num projecto da UE ligado à integração da Roménia. O ex-governante anunciou que irá processar o Estado por causa do processo Casa Pia, mas, segundo Garcia Pereira, especialista em Direito do Trabalho, isso não limitará o direito ao subsídio.
UM TERÇO ACUMULA FUNÇÕES
Um terço dos actuais deputados acumulam funções em actividades como a advocacia, o sector empresarial e a docência, segundo o ‘Diário Económico’.
Guilherme Silva, deputado do PSD, é um dos muitos parlamentares que acumulam o cargo com uma actividade privada. Em declarações ao CM, o ex-líder da bancada social-democrata considera que se estivesse em regime de exclusividade no Parlamento não poderia proporcionar o estilo de vida que tem, actualmente, a sua família. Mais, em caso de dúvida, sairia da política. Jorge Coelho, do PS, é outro dos exemplos, mas prefere não tecer comentários.
Morais Sarmento e David Justino, dois ex-governantes, defendem que os políticos deveriam ganhar mais. O ex-ministro da Presidência de Durão Barroso reconheceu ao CM que o momento pode não ser propício, mas “continua-se a enterrar a cabeça na areia”. Salários à parte, a reforma do sistema político promete dominar a agenda parlamentar ainda este mês.
OS SUBSIDIADOS
PS
Ana Benavente
Antero Gaspar
Carlos Amândio
Fernando Cabodeira
Gustavo Carranca
José Pontes
Luís Miranda
Luísa Portugal
Maria do Carmo Romão
Nélson Correia
Paulo Pedroso
Vicente Jorge Silva
Vítor Cunha
Zelinda Semedo
PSD
Abílio Costa
Adriana Aguiar Branco
Alexandre Simões
Álvaro Viegas
Ana Paula Malojo
António Sousa Pinto
António Pina Marques
António Pinho Cardão
António Cruz Silva
António Pinheiro Torres
António Oliveira
António Nazaré Pereira
Bernardino Pereira
Bruno Vitorino
Carlos Rodrigues
Carlos Antunes
Costa e Oliveira
Daniel Rebelo
Delmar Palas
Diogo Luz
David Justino
Eduardo Moreira
Elvira Figueiredo
Eugénio Marinho
Fernando Charrua
Fernando Rodrigues
Fernando Penha Pereira
Fernando Moutinho
Francisco Martins
Gonçalo Breda Marques
Gonçalo Capitão
Isménia Franco
João Moura de Sá
João Horta
Joaquim Raimundo
Jorge Nuno Sá
José Guerra
José Sousa e Silva
José Cordeiro
José Amaral Lopes
José Pavão
Luís Cirilo
Luís Gomes
Manuel de Almeida
Maria Aurora Vieira
Maria Clara Veríssimo
Maria Goreti Machado
Maria Isilda Pegado
Maria João Fonseca
Maria Teresa Morais
Miguel Coleta
Natália Carrascalão
Nuno Morais Sarmento
Pedro Alves
Rodrigo Ribeiro
Rui Miguel Ribeiro
Tavares Moreira
Salvador Massano Cardoso
Suzana Toscano
Vasco Valdez
Vítor Reis
CDS/PP
António Herculano Gonçalves
Henrique Cunha
Isabel Gonçalves
João Abrunhosa de Sousa
João Rodrigo Almeida
Manuel Miguel Paiva
Manuel Cambra
Paulo Fugas
PCP
Rodeia Machado
In CM
edit post

Comments

0 Response to 'Ministros a subsídio'