O vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) António Neves Ribeiro morreu esta sexta-feira de madrugada, em Lisboa, vítima de doença prolongada. O corpo está em câmara ardente na Basílica da Estrela e o funeral é amanhã, na Lousã.
O juiz-conselheiro António da Costa Neves Ribeiro, natural da Lousã, assumiu uma das duas vice-presidências do STJ no dia 31 de Maio de 2005.
O empresário José Redondo, amigo do magistrado, disse à agência Lusa que este morreu no hospital onde estava internado, em estado de coma. O magistrado estava doente há alguns meses, tendo sido sujeito a uma intervenção cirúrgica.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Neves Ribeiro integrava o STJ desde 1999. Desempenhou as funções de delegado do Ministério Público e juiz em diferentes comarcas do país.
Autor de diversas obras jurídicas, foi professor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e da Escola Superior de Polícia, além de director do Gabinete de Direito Europeu do Ministério da Justiça.Fundou e dirigiu, entre 1988 e 2000, a Revista de Divulgação do Direito Comunitário, editada por aquele gabinete.Na Lousã, em 1967, participou na fundação do jornal Trevim, com mais seis amigos.
Ao longo de décadas, continuou a colaborar com o jornal, assinando regularmente crónicas e artigos de opinião sob o pseudónimo de António Vilarengo (em homenagem à freguesia de Vilarinho, onde nasceu).Embora a residir em Lisboa há longos anos, o juiz-conselheiro Neves Ribeiro manteve uma ligação activa à sua terra natal, apoiando e integrando os corpos gerentes de várias colectividades do concelho da Lousã.O corpo encontra-se em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, devendo o funeral realizar-se para o cemitério de Vilarinho, na Lousã, este sábado.
In TSF
edit post

Comments

0 Response to 'Morreu vice-presidente do STJ António Neves Ribeiro'