Ministério da Justiça e Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública em guerra aberta quanto ao possível encerramento de 23 estabelecimentos prisionais.

Depois da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública ter publicado um documento onde elenca uma lista de 23 estabelecimentos prisionais regionais que alegadamente o Governo se prepara para encerrar, o Ministério da Justiça veio a público prestar alguns esclarecimentos.

No passado dia 10, e com base num documento emitido pela estrutura sindical, a Voz da Planície noticiou o possível encerramento do Estabelecimento Prisional Regional de Beja, que se encontrava elencado numa lista de 23 unidades penitenciárias que o Governo se prepara para encerrar.

Numa nota dirigida à imprensa, o Ministério da Justiça afirma ser falso que esteja em curso, ou sequer previsto, o encerramento de estabelecimentos prisionais regionais. O ministério tutelado por Alberto Costa assegura que: “estão em cursos estudos que servirão de base à revisão conjugada das redes de Justiça: mapa judiciário e penitenciário, na dupla perspectiva de racionalização e optimização dos serviços e maximização dos escassos recursos humanos existentes”.

A resposta da Federação não se fez esperar e em comunicado aquela estrutura começa por referir que a tentativa de desmentido do Ministério das Justiça sobre o encerramento dos estabelecimentos prisionais, só vem confirmar que algo está em preparação.

A estrutura sindical da Função Pública diz que: “reafirma tudo o que disse sobre o encerramento,  e desafia o Ministério da Justiça a vir publicamente dizer que nenhum serviço vai encerrar”, recordando que Alberto Costa não acedeu a marcar uma reunião pedida em Maio do ano passado e renovado em Dezembro passado.

Recorde-se que de acordo com os dados divulgados pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública estes estabelecimentos empregam cerca de 230 trabalhadores civis e 1250 guardas prisionais, e que no Estabelecimento Prisional Regional de Beja existem cerca de 60 profissionais, entre civis e guardas.

In Rádio Voz da Planície

edit post

Comments

0 Response to 'Justiça: Governo e Sindicatos em guerra por causa das cadeias'