Mais de 20 trabalhadores do sexo decidiram hoje, no Porto, lançar um movimento com o objectivo de criar um sindicato ou associação profissional para a defesa dos seus direitos.
"Este encontro foi o primeiro passo para a criação de um movimento associativo", afirmou a investigadora e ex-trabalhadora do sexo Ana Lopes, salientando que a organização em sindicato "é apenas uma das formas possíveis de associação".
Ana Lopes destacou a "experiência de sucesso da Inglaterra", onde foi criado um sindicato de trabalhadores do sexo, mas realçou que é necessário analisar melhor qual será o enquadramento legal mais indicado para os que trabalham em Portugal.
A investigadora em Antropologia e Sociologia, que trabalhou quatro anos em linhas telefónicas eróticas e outras actividades da indústria do sexo, referiu que o encontro de hoje pretendeu debater, fundamentalmente, a violência na prostituição, a discriminação social e o associativismo. "Este encontro não teve como objectivo discutir a legalização do trabalho sexual", afirmou, defendendo, contudo, um modelo legislativo idêntico ao que a Nova Zelândia adoptou "há dois ou três anos", e que consiste na "descriminalização completa" de todas as actividades desta indústria.
Ana Lopes, que admitiu regressar à indústria do sexo como "opção de vida", considerou também positivo o modelo vigente na Holanda, mas alertou para a discriminação dos prostitutos e prostitutas estrangeiros, a quem a lei holandesa não permite a legalização. "O modelo da Holanda sempre é melhor do que o da Suécia", afirmou a investigadora, apelando aos legisladores portugueses para que não avancem para experiências "desastrosas", como a criminalização dos clientes da prostituição prevista na lei sueca.
Segundo a psicóloga Alexandra Oliveira, co-organizadora do encontro, a alteração da lei na Suécia "virou-se contra os que trabalham na rua", que tiveram de se mudar para zonas mais isoladas, menos seguras e menos acessíveis a organizações de apoio, para fugir à perseguição policial exercida contra os seus clientes.
Os participantes decidiram realizar um novo encontro dentro de um mês, em data e local ainda a definir, com o objectivo de aprofundar a discussão sobre a melhor forma de defenderem os direitos humanos, laborais e cívicos dos profissionais do meio.
No encontro de hoje, data em que se assinala pela terceira vez o Dia Internacional Contra a Violência sobre os Trabalhadores do Sexo, foi analisado também o "Manifesto dos Trabalhadores do Sexo", subscrito em Outubro, em Bruxelas, por 120 profissionais de 26 países.
Fonte: Público
edit post

Comments

0 Response to 'Trabalhadores do sexo ponderam criação de sindicato em Portugal'