Homem mais procurado no Iraque preso e posto em liberdade.
Abu al-Zarqawi, o homem mais procurado do Iraque, coordenador dos piores atentados terroristas no país, foi preso mas acabou por ser libertado ao fim de alguns dias, porque a polícia não sabia quem ele era. O erro foi admitido hoje pelo governo de Bagdade.
SIC
A informação foi dada oficialmente pelo Ministério iraquiano do Interior. Mas ainda não foi confirmada pelos Estados Unidos. Segundo um responsável do governo de Bagdad, Abu Musab al-Zarqawi, o homem mais procurado do Iraque foi preso no ano passado. Passou mesmo algum tempo na prisão, mas foi libertado ao fim de alguns dias, porque a polícia não encontrou provas de envolvimento em actos de violência.
A polícia não descobriu que o jordano de 39 anos, condenado à revelia no país natal, era mesmo o líder da al-Qaeda em solo iraquiano, responsável pelos mais violentos ataques a alvos civis e militares desde a queda do regime de Sadam Hussein.
"O mito"
A libertação por engano de al-Zarqawi faz crescer ainda mais o mito em que se tornou o principal mentor dos rebeldes iraquianos, e de todos aqueles que contestam actualmente a ocupação das tropas estrangeiras.
Musab al-Zarqawi, considerado um mestre dos disfarces e da arte de escapar aos perseguidores, prova assim que não tem fama sem proveito.
Segundo o comando militar norte-americano, já este ano, e depois de localizado, escapou por duas vezes, em Fevereiro e em Abril, a operações militares.
Numa destas operações, as tropas chegaram tarde ao hospital onde se tratavam ferimentos de guerra. Os Estados Unidos oferecem 20 milhões de euros pela captura de Abu al-Zarqawi.
Fonte: SIC
edit post

Comments

0 Response to 'Zarqawi libertado por engano'