O Governo apresentou hoje um programa que visa equipar as viaturas da PSP e GNR, mas também agentes apeados, com equipamento informático que lhes permita aceder, em tempo real, às bases de dados policiais.
Segundo o ministro da Administração Interna, António Costa, o programa "Polícia em Movimento" visa aumentar a da eficácia da acção policial, uma vez que permite aos agentes aceder, no terreno e em tempo real, a informações sobre viaturas e condutores.
Os meios informáticos, sejam os instalados nas viaturas sejam os disponibilizados a agentes apeados, vão permitir aos agentes conhecer todas as informações relativas a um automóvel apenas com a introdução da matrícula no sistema, determinando, por exemplo, se determinado automóvel foi roubado.
Os agentes poderão também aceder ao historial de contra-ordenações de um condutor quando este for parado numa operação "Stop", ou conhecer de imediato se uma pessoa identificada é procurada pela justiça. Segundo António Costa, este programa, além de aumentar a eficácia policial, contribuirá também para o reforço da segurança dos agentes, que passarão a ser capazes de fazer uma avaliação efectiva do grau de risco de cada circunstância. No âmbito deste projecto será ainda possibilitada a execução de contra-ordenações e o pagamento ou depósito das contra-ordenações directas. António Costa especificou que as viaturas vão estar inclusivamente dotadas de impressora, o que permitirá imprimir imediatamente o auto e deixar que uma pessoa autuada fique logo com a cópia.
O ministro salientou a "racionalização" que um projecto destes "introduz na vida dos serviços", pondo fim a todo um processo moroso que ia desde o preenchimento dos papéis à mão, até à entrega nos serviços e posterior digitalização. "Agora fica tudo digitado no próprio momento e disponível para a GNR e para a PSP, bastando para isso introduzir os dados uma única vez pelo agente em patrulha", acrescentou.
António Costa adiantou que o projecto agora lançado, que deverá começar a estar operacional nos primeiros meses de 2006, foi financiado em grande parte pelo Fundo de Garantia Automóvel, que canalizou 3,9 milhões de euros para os cofres do Ministério da Administração Interna.
De acordo com o ministro, este ano o Governo decidiu fazer uma distribuição diferente de anos anteriores, destinando um milhão de euros a financiar acções de prevenção rodoviária, 900 mil euros para comprar alcoolímetros, balanças e radares e dois milhões para financiar o essencial deste projecto.
Fonte: Público
edit post

Comments

0 Response to 'Viaturas da PSP e GNR com acesso em tempo real a bases de dados'