O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), António Cluny, defendeu hoje que o sucessor de Souto Moura no cargo de Procurador-Geral da República seja alguém «que tenha um projecto para o Ministério Público».
«Fundamentalmente interessa-nos que seja uma pessoa que tenha um projecto para o Ministério Público, que seja uma pessoa empenhada na realização do nosso estatuto constitucional», disse, à saída de uma audiência com o Presidente da República, Cavaco Silva.
António Cluny adiantou, no entanto, que a sucessão de Souto Moura não foi tema «especificamente» abordado na audiência de uma hora e meia com o Chefe de Estado.
«Não foi essa a matéria que nos trouxe aqui«, disse, questionado pelos jornalistas.
Nos termos da Constituição, cabe ao Presidente da República nomear e exonerar o Procurador-Geral da República, sob proposta do Governo.
Na véspera de cessar funções, o antecessor de Cavaco Silva em Belém, Jorge Sampaio, considerou que o «cargo mais difícil de escolher nos próximos tempos será o futuro» Procurador-Geral da República, defendendo que Souto Moura «é um homem muito sério».
Após o encontro com Cavaco Silva, que serviu para apresentação de cumprimentos e «troca de impressões sobre problemas que subsistem no sistema de justiça», o presidente do SMMP disse ter ficado «mais reconfortado e mais optimista».
«Saímos desta reunião com uma mensagem de optimismo, com uma palavra de estímulo para trabalharmos mais e melhor e para tentarmos encontrar soluções, sabendo que o nosso papel é determinante para a descoberta dessas soluções e para a sua concretização», afirmou.
In DD
edit post

Comments

0 Response to 'SMMP: Próximo PGR deve ter «um projecto para o MP»'