Nomeação de Fernando Pinto Monteiro reúne consenso entre facções políticas
O Presidente da República anunciou hoje a nomeação do conselheiro Fernando Pinto Monteiro para Procurador-Geral da República (PGR). Os principais partidos portugueses já se pronunciaram sobre esta nomeação. O PS, PSD e o CSD mostram-se satisfeitos com a decisão de Cavaco Silva. Por seu lado, o Bloco de Esquerda e o PCP limitam-se a dizer que esperam que o novo PGR cumpra com rigor as funções a que se propõe.
A proposta feita ao Presidente da República para a nomeação do juiz conselheiro José Pinto Monteiro para o cargo de Procurador-geral da República (PGR) foi a primeira e única do primeiro-ministro.
Sócrates diz que Pinto Monteiro foi primeira e única opção
Segundo fonte do governo, José Sócrates reuniu em Conselho de Ministros extraordinário antes de se deslocar ao Palácio de Belém, onde apresentou ao Presidente da República, Cavaco Silva, a proposta de nomeação do governo para o cargo de Procurador-Geral da República.
PCP espera que novo PGR cumpra funções com isenção
O dirigente comunista, José Neto, afirmou que espera que Pinto Monteiro cumpra as funções de PGR com isenção e independência. Neto recusou, por enquanto, fazer qualquer apreciação sobre o juiz conselheiro.
Bloco de Esquerda espera "voltar de página" no MP
O Bloco de Esquerda (BE) disse esperar um "voltar de página" no Ministério Público (MP) com a substituição de Souto Moura por Pinto Monteiro. O BE espera que Fernando Pinto Monteiro assegure a defesa "a sério" dos direitos, liberdades e garantias.
PSD saúda nomeação que "preenche os critérios definidos"
O PSD congratulou-se com a escolha do juiz conselheiro Fernando Pinto Monteiro para Procurador-Geral da República (PGR). Para os sociais-democarats, a nomeação "preencheu os critérios definidos" pelo partido para o sucessor de Souto Moura. Em comunicado, o PSD faz ainda votos de que o próximo Procurador "contribua de forma decisiva para a resolução dos problemas com que se defronta" no sector da Justiça.
CDS considera Pinto Monteiro "ilustre magistrado"
O CDS-PP referiu-se ao futuro Procurador-Geral da República como um "ilustre magistrado, respeitado pelos seus pares". Os democratas-cristãos desejam a Fernando Pinto Monteiro "as maiores felicidades" no exercício do cargo.
edit post

Comments

0 Response to 'Reacção dos partidos ao novo PGR'